sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Confira as Notícias do Turismo no Pará!


Enviada por Benigna Soares
Destaque
Mais uma vez o Estado do Pará é exaltado como samba enredo do Carnaval do Rio de Janeiro. Desta vez a homenagem vem do Grêmio Recreativo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, que leva à avenida o samba enredo ‘Pará, Muiraquitã do Brasil’, assinada por Mário Monteiro, Kaká Monteiro e Cahê Rodrigues, com interpretação dos carnavalescos Wander Pires e Dominguinhos do Estácio. Apesar de carioca, Dominguinhos é devoto há 37 anos de Nossa Senhora de Nazaré e vem à capital paraense todos os anos acompanhar a procissão do Círio.
Foto: Blog Turismo Paraense.

O samba-enredo destaca a natureza, cultura, dança, crenças, etnia e a gastronomia do povo do Pará, entre outros aspectos que dão a ele o status de obra-prima da Amazônia.
A escola escolheu para as fantasias cores fortes e vibrantes que brincam entre si como: verde, vermelho, amarelo, laranja e o preto, que em meio a adornos, penas e plumas, expressam a lenda do ‘muiraquitã’ ( amuleto da sorte de cor verde em forma de sapo). A força do índio e os saberes dos ancestrais que aqui habitavam fazem desse enredo uma poesia em forma de samba.
A escola, que no mês de outubro se apresentou no estande da Paratur, que visou a promoção do Pará na Feira das Américas (Abav 2012), no Rio de Janeiro, promete além de muita alegria e samba no pé, fechar o desfile com uma grande homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, conhecido mundialmente como a maior manifestação de fé religiosa que acontece todos os anos no mês de outubro.
“Não tem nada mais atual, mais na moda, do que o Pará, com sua diversidade cultural, sua culinária, sua música e a biodiversidade da Amazônia. Por isso resolvemos fazer essa homenagem ao Pará, para contar um pouco da história do Estado”. Justificou Wagner Araújo, diretor da G.R.E.S Imperatriz. Ele explicou que a escola, que já foi campeã oito vezes do carnaval do Rio de Janeiro, aposta na sorte que o Pará vai trazer aos três mil brincantes para ser campeã novamente em 2013. “A Imperatriz Leopoldinense vai desfilar com três mil brincantes, sete carros alegóricos, bateria com 270 ritmistas, 100 integrantes na ala das baianas, 100 crianças, entre outros componentes que vão simbolizar a cultura indígenas e outras joias naturais do Pará”, como afirmou Wagner.
A carnavalesco Dominguinhos do Estácio diz que a homenagem ao Pará no Carnaval 2013 é “a realização de um sonho”, que está sendo possível graças a uma conversa que ele teve com o governador Simão Jatene. “Era um sonho meu. Como eu já havia cantado o Círio, achava que era mais expressivo, agora, cantar o Pará”, disse Dominguinhos, ao lembrar que o samba-enredo 'Pará, o Muiraquitã do Brasil' foi escolhido entre 21 propostas do Rio de Janeiro e 17 do Pará, apresentadas inicialmente.
A presidente da Paratur, Socorro Costa, destaca esse momento especial pelo qual o Estado vem passando, com uma projeção crescente na mídia e aceitação dos produtos turísticos no mercado. “O Governo do Estado, através da Paratur e da Setur, vem investindo intensivamente nas ações previstas no Plano Estratégico Ver-o-Pará, que aponta como missão prioritária colocar o Pará na liderança dos destinos turísticos na Amazônia. Recebemos o ministro Gastão Vieira em Belém durante o Círio e ele próprio concordou que esse é um produto muito forte, e que a região tem importantes segmentos a serem comercializados no Brasil e exterior", disse Socorro, para quem a homenagem da Imperatriz Leopoldinense vem reforçar esse trabalho de promoção e divulgação do Pará.
Para o secretário de Turismo da Paratur, Adenauer Goes, o carnaval não é só um evento festivo, mas sim, uma oportunidade de vitrine para o turismo do Pará.
”O Pará é o maior acervo cultural da Amazônia, onde a beleza das nossas terras, praia e igarapés, nossa culinária exótica e outros aspectos atraem milhares de turistas do mundo inteiro ao longo do ano. Esse turista traz uma rentabilidade para o trade e para o Estado”. Diz o secretário, que vem acompanhando de perto a equipe da Imperatriz Leopoldinense em seus preparativos para o grande desfile.
“Estivemos recentemente no Rio de Janeiro, acompanhando a cantora Gaby Amarantos em uma bela participação no lançamento do CD com o samba enredo do carnaval 2013 e estamos confiantes de que mais do que uma homenagem ao Pará o desfile dará a vitória à Imperatriz Leopoldinense e enaltecerá o nosso Pará como “Muiraquitâ do Brasil e Obra-Prima da Amazônia”. Disse Adenauer.
PROMOÇÃO – Mais de 400 vagas foram disponibilizadas aos paraenses que queiram participar do grande desfile da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval 2013, no Rio de Janeiro. A idéia é dar visibilidade ao Pará, enquanto obra-prima da Amazônia, aproveitando o carnaval como vitrine. Setur e Paratur em sintonia com diversos parceiros estão trabalhando estratégias para o sucesso dessa iniciativa.
Durante o ensaio geral das escolas de samba, no último sábado, no Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense já mostrou um pouco da beleza e do encanto com os quais pretende contagiar os jurados e o público no desfile oficial em fevereiro. A promessa dos dirigentes é que os cerca de 2.800 brincantes conquistem para a Imperatriz mais um título. Além de Gaby Amarantos, que já confirmou participação, outros artistas da terra estão sendo convidados.
Leia o restante da matéria:
Atenciosamente,
Benigna Soares
Gerência de Comunicação (GEC)
Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
Site:
http://www.paraturismo.pa.gov.br/
Blog: http://www.turismoparaense.blogspot.com
Twitter: @PARATUR_PA
Facebook:
www.facebook.com/paratur
Tel.: +55 (91) 3110-8700 / 3110-8708 (Informações Turísticas)
Cel.:
+55 (91) 8842 - 8129 / 8895-5733

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário