sábado, 4 de julho de 2015

Pará na rota do turismo gastronômico

Seja nas cervejas geladas no pub, acompanhadas de leitão caramelizado, ou nos pratos servidos com filhote e tucupi, a culinária paraense é valorizada no “Guia Quatro Rodas 2015”, que marca os 50 anos da publicação. Ao todo 40 bares, restaurantes e até tapiocarias e bancas de tacacá da capital paraense estão recebendo o selo da publicação, que é mais do que um adesivo para ostentar na porta do estabelecimento, mas um reconhecimento que motiva alguns chefs e donos dos restaurantes a seguirem inovando nos pratos e servindo bem os consumidores que os visitam.
Com um ano de funcionamento, o Black Dog English Pub se viu reconhecido com a chegada do selo pela primeira vez no estabelecimento. “Recebemos uma correspondência com surpresa porque nem sabíamos que havíamos sido avaliados e nem quem fez a seleção, mas mostra que nosso esforço em fortalecer a cultura de cervejas artesanais e suas harmonizações deu resultado”, diz um dos proprietários, Iuri Fernandes, que tem a preocupação de oferecer cervejas no balcão, como nos pubs ingleses, mas trazendo ao cardápio pratos com toques locais e cervejas da região.
“Apostamos na cerveja artesanal e acabamos conseguindo que o público adquirisse o hábito de provar novos sabores. Sempre temos chopes ingleses plugados, como o London Pride, que pode ser harmonizado com um leitão caramelizado. Quem não sabe o que beber, conta com nossa ajuda no balcão para descobrir o que pode agradar ao paladar”, diz Iuri, que tem 10 torneiras de chopp e mais de 50 rótulos disponíveis no estabelecimento.
Se o selo do Guia Quatro Rodas chega como grande novidade para Iuri, no Famiglia Sicilia, comandado por Fábio Sicilia, o selo já é cativo há muitos anos.“Nem me lembro quando foi a primeira vez que recebemos o selo e acredito que ele seja importante como uma referência para o viajante que quer descobrir um lugar novo através da gastronomia. Com ele, as pessoas podem te encontrar e isso é legal, mas confesso que hoje existem outras formas das pessoas chegarem até sua comida, principalmente pelo Google”, diz Fábio.
O chef, que também é presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel-PA), critica a metodologia do guia em sua avaliação dos estabelecimentos e acredita que o processo poderia ser otimizado.“Claro que a indicação é um estímulo bom e importante para os nossos restaurantes, mas a gente sempre questiona o ranking deles porque nunca sabemos em que critérios estamos sendo avaliados e nem por quem. Além disso, porque não aproveitar para dizer aos chefs o que pode ser aprimorado nos pratos ou no estabelecimento, oportunizando o crescimento?”, pontua Fábio.
O Café Trindade também está na lista dos 40 estabelecimentos e desde seu primeiro ano de funcionamento, em 2011, vem sendo indicado pelo Guia Quatro Rodas todos os anos.“Para mim é muito importante, porque agrega muita gente e traz pessoas novas para conhecer nossos pratos, a maioria deles com toques regionais. Já tive a oportunidade de ter clientes que vieram porque nos buscaram no guia e isso incentiva que nós mantenhamos nossa qualidade de produtos, pratos e serviços. Além disso, os chefs, os cozinheiros e todos os funcionários do restaurante se sentem reconhecidos e motivados a valorizar ainda mais a nossa culinária”, diz Adelmo Pereira, sócio-proprietário do Café Trindade.
Veja os restaurantes paraenses que estão no Guia:
Selo confortável 3 de 5 pontos
Boteco das Onze / Manjar das Garças / Pizzaria Vitória / Sushi Ruy Barbosa
Selo Médio Conforto 2 de 5 pontos
Amazon Beer / Remanso do Bosque / Remanso do Peixe / Lá em Casa / Capone/ Armazém Belém/ Restô do Parque/ Restaurante Avenida/ Grand Cru Santa Chicória/ Benjamim/ Café Trindade / Xícara da Silva/ Hakata / La Traviata/ Famiglia Trattoria/ Famiglia Sicilia / Picanha & Cia
Selo Simples 1 de 5 pontos
Casa D’Noca/ The Nine / Black Dog English Pub/ Saldosa Maloca / Bar Meu Garoto/ Tapioquinha de Mosqueiro / Tapioquinha da Amazônia / Tacacá do Renato / Tacacá da Jurídica / Tacacá da Elaine / Tacacá da Dona Maria - Colégio Nazaré  / Portinha/ Point do Açaí /Ice Bode / Cairu / Beto Grill / Na Telha
FONTE: DOL (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário